Os Jurados

A Banca de Avaliação da Mostra Competitiva do SALTO FEST DANCE 2020 - ENCONTRO LATINO AMERICANO DE DANÇAS será composta por seis (06) profissionais com ilibada competência e de renome no mundo da dança. Todos com formação em danças e muita bagagem nas mais variadas modalidades, o que permitirá uma análise precisa e incentivadora. Serão os responsáveis em avaliar e analisar cada uma das coreografias da Mostra Competitiva do 18º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE DANÇAS  e também interagir com bailarinos e coreógrafos através de  comentários e encontro presenciais. A eles então:

AUDREY DURAN
(Especialidade: Street Dance)
Dançarina há 18 anos. Nessa trajetória passou pelo Ballet Clássico, Sapateado Americano, Jazz, e se especializou em Danças Urbanas, a vertente de seu foco de estudo e aprimoramento. Formada em Educação Física (Licenciatura e Bacharel) pela Faculdade Anhanguera, em Sorocaba, SP. Estudou e fez parte da grade de professores da Casa da Dança Tati Sanchis em São Paulo, tendo como mentor, Henrique Bianchini. Em 2016 participou do Festival de Dança de Joinville, como solista sênior da categoria Danças Urbanas. Em dezembro de 2019 foi jurada em Portugal no evento You Love Dance. No Brasil, participa como jurada e professora dos eventos: Salto Fest Dance, Ribeirão Internacional Dance Festival, e Goiânia Internacional Dance Festival. É uma das idealizadoras do curso teórico e prático 'Caminhos Coreográficos', ministrado em festivais e escolas de Dança. Já participou de várias competições nacionais como bailarina e coreógrafa. Faz parte da organização do evento de Sapateado que acontece todos os anos em Sorocaba, nomeado 'SOROCABA TAP', onde reúnem sapateadores nacionais e internacionais. Na televisão, foi uma das coreógrafas do grupo Sintonia, no programa Raul Gil (SBT) quadro 'Festival Infantil de Cinema'. É professora e coordenadora há 8 anos na escola de Dança 'Sintonia Arte & Cultura'. Ministra aulas de danças urbanas na 'Athenas Academia' e em colégios da cidade de Sorocaba.

TASSIANA STACCIARINI
(Especialidades: Clássico Livre, Moderno e Neoclássico)
Formada pela Royal Academy of Dance e pelo Imperial Society of Teachers of Dancing, em Londres, também é formada com Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEFFEGO/GO. Pós-Graduada em Pedagogias da Dança e Musculação/Personal Training pela Pontifícia Universidade Católica em 2010. Tem ainda certificação no curso Análise Funcional na Prática do Balé, ministrado por Zélia Monteiro - Elaine Ferrão e concluindo o Curso de RP2, desenvolvido por Meg Mendonça. Ministrou aulas de ballet clássico em várias academias de dança do Brasil e do exterior. Foi bailarina do Corpo de Baile do MVSIKA/Centro de Estudos (GO/1982); da Bush Davies Dance Company, na Inglaterra (1986); da Hammond School Performing Group, na Inglaterra (1987); da Quasar Cia. de Dança, em Goiana (1988); Grupo Ismael Guiser, em São Paulo (1989); Balé da Cidade de São Paulo (de 1990 a 1996); Altenburg-Gera Theater GmbH, em Gera/Alemanha (1996 a 2000); e Schleswig-Holsteinisches Landestheater, em Flensburg/Alemanha (2000 a 2004). Vasta experiência como bailarina, professora/educadora, coreógrafa, coordenadora de dança e intérprete/tradutora, desenvolveu o 'ANATOMYBALLET' - uma abordagem que é fundamentada na anatomia e na mecânica do movimento. Atualmente, é diretora do Das Los Grupo de Dança e também ministra aulas de ballet clássico no ITEGO em Artes Basileu França, Cia Aycha de Artes, World Company Group e Academia Yoshida, em Goiânia.

MARCHINA
(Especialidades: Sapateado Americano e Sapateado Irlandês)
Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), com Pós Graduação em Técnica Desportiva em Basquetebol. Realizou Curso de Extensão Universitária em Personal Training e Musculação. Filiada ao Conselho Regional de Educação Física e no Sindicato dos Artistas como Artista Dançarina. Especializou-se em Dança na Duke University, em Durhan, Carolina do Norte. Realizou cursos de Especialização em Sapateado Americano nos Estados Unidos com diversos profissionais de renome, como Mr. Stanley Kahn, Bob Audy, Leslie Lockery, Judy Ann Bassing, entre outros. Em 1987 lança no mercado a apostila ‘Nomenclatura do Sapateado Americano’ de sua autoria. Professora, Coreógrafa e Bailarina Sapateadora, criou seu próprio Método de ensino de Sapateado Americano em 1988, profissão que a consagrou no âmbito artístico, não apenas no Brasil, mas também na Europa e Estados Unidos. Sua metodologia foi divulgada em diversas cidades por onde passou, no Brasil e no exterior. Participou do 1º Tap Dance Teachers Institute, no Colorado, Estados Unidos, se tornando membro em 1998. No 1º Congresso Dança Educação Física realizado em São Paulo, apresentou o tema de sua autoria ‘Coordenação e Ritmo no Sapateado Americano’. Por vários anos foi professora convidada para a realização de Palestra/Aula de Sapateado, para os alunos de graduação e do curso técnico da Faculdade de Educação Física de Guarulhos. É constantemente convidada a participar de convenções, palestras, aulas e oficinas de dança e também como jurada, em eventos e festivais de renome internacional, destacando-se o Festival Internacional de Dança de Joinville. Fundadora, diretora, coreógrafa e sapateadora da primeira Companhia de Sapateado Americano do Brasil, o BRASIL TAP DANCE, ativo de 1978 a 1990. Em 1990, forma um novo grupo, a Cia MMWING, e em 1999, a Companhia MARCHINA ON TAP. Atualmente é diretora, coreógrafa e sapateadora da CIA. MARCHINA TRADICIONAL TAP. Professora em diversas escolas em São Paulo, tais como Ballet Stagium, Cisne Negro, Ruth Rachou, e tantos outros, além da escola de Teatro Celia Helena. Professora homenageada no TAP IN RIO 2014, no Rio de Janeiro, e no Espaço Cultural Eldorado em 1987, por ocasião do Dia Internacional do Sapateado. Entre as diversas entrevistas e programas de TV que participou, destacam-se o documentário sobre a dança no programa INDÚSTRIA CULTURAL, na TV Cultura de TV. Também escreveu para a Revista DANÇA & CIA na coluna Cantinho do Sapateado por diversos anos. Teve diversas coreografias premiadas em festivais no Brasil e também na Itália e Suíça. Atualmente leciona em São Paulo, Capital, no STUDIO DE SAPATEADO DA CIA MARCHINA, na SOCIEDADE HARMONIA DE TÊNIS e no EDAP, além de realizar cursos para professores do ‘método Marchina’ por todo o país. Realiza e é examinadora do Curso de Metodologia (Worktap Teacher), que tem como finalidade preparar professores de sapateado americano e licenciá-los para a utilização do ‘método Marchina’. Ao longo de seus 40 anos de profissão, ministrou aulas para centenas de alunos, muitos reconhecidos no meio artístico, como Tadeu Aguiar, Rodrigo Lombardi, Amanda Acosta, Raquel Barcha, Deny Bloch, Simone Gutierrez, Lourenzo Martin, Thiago Jansen, Fred Silveira, Lorena Lobato, entre outros. Além desses, inúmeros professores que hoje se despontam no cenário do sapateado, foram também seus alunos, como Érica Busnello, Samuel Faez, Fernanda Faez, Ana Raquel dos Santos, Katia Barão, Greice Kerche, Waldomiro Pires Batista, Valéria Petroni, Alessandra Soares, Eduardo Martinz, Flávia Scalzzo, Heloísa Bertoli, Christiane Matallo, Cyntia Chamek, Luyz Baldijão, entre outros.

EDER CARDOSO
(Especialidades: Jazz Dance, Musical Jazz, Danças Árabes, Danças Folclóricas, Danças Sociais e Generalista)
Atua como Bailarino, coreógrafo e professor de dança comemorando 40 anos de carreira na dança, estando 30 anos no exterior. Iniciou os estudos na Escola de Bailados Municipal de SP e  graduado  Julliards em NY. No Brasil teve aulas com os mestres Josie Leao,Gil Saboia, Ismael Guiser,Yoko Okada, Ricardo Ordonez, Marika Gidalli, Clarisse Abujamra, Sonia Mota, Suzana Yamauchi, Joyce Kerman, Rose Calheiros, Regina Dragone, Marli Tavares, Leni Dale, Jo Jo Smith, Redha Benteifour,Instan Rabovisk entre muitos outros. Apresentou-se para sua Santidade o Papa João Paulo II, a convite do vaticano na Basílica de São Pedro. Participou da abertura do Fantástico na Rede Globo além de vários programas de tv no Brasil e Exterior, e comerciais como caderneta de poupança Haspa, Guaraná Antarctica, Lojas C&A, Supermercados Jumbo Eletro, Sorvetes Kibon, Balas Supra Sumo, Papel Higiênico Primavera e outros. Participou como bailarino e coreografo de várias Cias. de Dança como, Jazz Movimento direção de Breno Mascarenhas, Cia Profissão Dançar direção Rose Calheiros e Regina Dragone, TBD Teatro Brasileiro de Dança direção Clarisse Abujamra e Val Folli, Brazilian Folies, Plataforma 1. No exterior atuou na Argentina, Japão, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Grécia, Turquia, Portugal e França. Atuou nas operas Treemonisha de Scott Joplin, Carmem de Bizet, Rigoletto de Giuseppe Verdi, Colombo de Carlos Gomes. No Teatro Municipal de São Paulo, atuou como professor, bailarino e coreografo, recebeu vários prêmios: Mãos e Mentes que Brilham referente aos 35 anos de dedicação a dança, O Homem do Ano 2009 setor artístico, dentre outros mais no Brasil e exterior. De 2009 a 2010 comandou o Programa Dançando com Eder na TV Mundi onde a cada programa levava com seriedade uma pauta sobre um estilo de dança. No ano de 2011 foi convidado para atuar como bailarino sob a direção de Dimitris Danis na Abertura do International Arts Festival em Istambul. Hoje no Brasil e Exterior atua como professor de Jazz, como Jurado no Salto Fest Dance, em Salto; Litoral Dance, em São Sebastião; Dança Ubatuba, em Ubatuba e no Festival Norte de Dança, no Porto em Portugal e ainda como Coaching de dança e Coreografo. Foi homenageado em 2016 com o Premio Mérito pelos 40 anos de carreira dedicados à dança. Em 2017, foi convidado a fazer parte do do Conselho Internacional de Dança (CID), da Unesco.

WELL OLIVEIRA
(Especialidades: Ballet Clássico de Repertório)
Iniciou seus estudos em dança com Ercília Fukushigue, aos 9 anos de idade. De 2009 à 2013, participou do curso de formação para bailarinos do método Royal Ballet, tendo Raquel Teixeira e Guilherme Maciel como professores e diretores. Se especializou no curso complementar em Ballet Clássico e de Repertório, com Camila Pupa, Cesar Albuquerque e Jolles Salles. Participou de diversos cursos nas linguagens da Dança Contemporânea com renomados profissionais da área. Ministrou aulas como Educador Social por um projeto social da Prefeitura de São Paulo, de 2013 à 2017. Integrou, como bailarino, ao elenco da Cia. Paulista de Dança de 2012 à 2014. Fez parte da Cia. Circuito de Danças Clássicas 'Jolles Salles', de 2016 à 2018. E atualmente, estuda especialização em Jazz Dance e compõe o elenco do Grupo 'Roseli Rodrigues', do Raça Centro de Artes, em São Paulo, sob direção de Jhean Alex. Na mesma instituição, iniciou estudos em Dança Contemporânea à nível avançado com João Pirahy; onde se mantém realizando pesquisas sobre as variadas vertentes. Ministrou e ministra aulas de Ballet Clássico, Repertório, Pas de Deux, Jazz Dance e Lyrical Jazz em várias escolas na capital, interior e litoral paulista. Foi contemplado com bolsa de estudos nos Estados Unidos, no Joffrey Ballet School e premiado como melhor Bailarino/Intérprete na Argentina e Paraguai. Conquistou premiações de campeão e vice em sua modalidade/categoria, nas competições internacionais. Foi jurado em Festivas de Dança na capital, litoral e interior de São Paulo e é jurado fixo em festivais de dança no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, nas cidades de Bambuí e Uberaba. Como produtor, possui parcerias com eventos por estados do Brasil, e em países como Espanha, Estados Unidos, México, Paraguai e Argentina sempre com o objetivo de contemplar oportunidades de intercâmbio cultural à estudantes, grupos independentes e escolas de dança de todo país. É membro do Internacional Dance Concil CID 2020, orgão este que representa, valoriza e enaltece os profissionais da dança em todo planeta.

JOÃO PIRAHY
(Especialidades: Dança Contemporânea)
Bailarino intérprete, professor e coreógrafo de Dança Contemporânea e Jazz Dance. Soma em sua carreira Cias. de Dança como Raça Cia. Dança com direção de ROSELI RODRIGUES (onde dançou por 6 anos e hoje é professor e coreógrafo de Dança Contemporânea no Raça Centro de Artes, em São Paulo); Balé Teatro Castro Alves (sob a direção Antônio Carlos Cardoso); Cia. Dança do Amazonas (sob a direção de Ivonice Satie); Distrito Cia. de Dança (sob a direção de Paty Brown)  e atual diretor do 'Coletivo de Sonhos'. Participou de turnês nacionais e internacionais em países como Argentina, Alemanha, Áustria, França, Itália, Inglaterra, Israel e Portugal. Atualmente é diretor, professor e coreografo do 'Coletivo de Sonhos' de São Paulo, onde desenvolve um trabalho voltado à Dança Contemporânea; pesquisa da dramaturgia do corpo e composição coreográfica; pesquisador vídeo-dança e também ministra o workshop 'Quando a dança encontra o Vídeo'. Prêmios e exibições em Vídeo-danca com o trabalho 'Amores Concretos', produzido no 'Minhocão' em São Paulo, participando de alguns festivais como Prêmio Ciudades Reveladas (Argentina, em 2013) e com exibição nas seguintes mostras: Festival Everybody`s Perfect 3, em Genebra; 7º For Rainbow, em Fortaleza - Brasil (2013); 1ª. Mostra Teatro e Cinema em Movimento - Cinebus, em São Paulo - Brasil (2014); 6º. Festival Itinerante de Videodanza - Agite y Sirva - México (2014) e Mostra IMARP  Space Petersburg/USA (2018/2019). Fez Curadoria para IMARP Vídeo-Danca  2019. Professor de Dança Contemporânea no Raça Centro de Artes, Ballet de Cegos e diversas escolas de dança de São Paulo. Ministra workshops e participa de bancas avaliadoras em Festivais e Seminários como professor convidado no Brasil e no Exterior.

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