A Banca de Avaliação da Mostra Competitiva do SALTO
FEST DANCE 2020 - ENCONTRO LATINO AMERICANO DE DANÇAS será composta por seis
(06) profissionais com ilibada competência e de renome no mundo da
dança. Todos com formação em danças e muita bagagem nas mais variadas
modalidades, o que permitirá uma análise precisa e incentivadora. Serão os
responsáveis em avaliar e analisar cada uma das coreografias da Mostra
Competitiva do 18º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE DANÇAS e também interagir
com bailarinos e coreógrafos através de comentários e encontro
presenciais. A eles então:
AUDREY
DURAN
(Especialidade: Street Dance)
Dançarina há 18 anos. Nessa trajetória passou pelo
Ballet Clássico, Sapateado Americano, Jazz, e se especializou em
Danças Urbanas, a vertente de seu foco de estudo e aprimoramento. Formada
em Educação Física (Licenciatura e Bacharel) pela Faculdade Anhanguera, em
Sorocaba, SP. Estudou e fez parte da grade de professores da Casa da Dança
Tati Sanchis em São Paulo, tendo como mentor, Henrique Bianchini. Em 2016
participou do Festival de Dança de Joinville, como solista sênior da categoria
Danças Urbanas. Em dezembro de 2019 foi jurada em Portugal no evento You
Love Dance. No Brasil, participa como jurada e professora dos eventos: Salto
Fest Dance, Ribeirão Internacional Dance Festival, e Goiânia Internacional
Dance Festival. É uma das idealizadoras do curso teórico e prático
'Caminhos Coreográficos', ministrado em festivais e escolas de Dança. Já
participou de várias competições nacionais como bailarina e coreógrafa. Faz
parte da organização do evento de Sapateado que acontece todos os anos em
Sorocaba, nomeado 'SOROCABA TAP', onde reúnem sapateadores nacionais e
internacionais. Na televisão, foi uma das coreógrafas do grupo Sintonia,
no programa Raul Gil (SBT) quadro 'Festival Infantil de Cinema'. É
professora e coordenadora há 8 anos na escola de Dança 'Sintonia Arte &
Cultura'. Ministra aulas de danças urbanas na 'Athenas Academia' e em colégios
da cidade de Sorocaba.
TASSIANA
STACCIARINI
(Especialidades: Clássico Livre, Moderno e Neoclássico)
Formada pela Royal Academy of Dance
e pelo Imperial Society of Teachers of Dancing, em Londres, também é formada
com Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEFFEGO/GO. Pós-Graduada em
Pedagogias da Dança e Musculação/Personal Training pela Pontifícia Universidade
Católica em 2010. Tem ainda certificação no curso Análise Funcional na Prática
do Balé, ministrado por Zélia Monteiro - Elaine Ferrão e concluindo o Curso de
RP2, desenvolvido por Meg Mendonça. Ministrou aulas de ballet clássico em
várias academias de dança do Brasil e do exterior. Foi bailarina do Corpo de
Baile do MVSIKA/Centro de Estudos (GO/1982); da Bush Davies Dance Company, na
Inglaterra (1986); da Hammond School Performing Group, na Inglaterra (1987); da
Quasar Cia. de Dança, em Goiana (1988); Grupo Ismael Guiser, em São Paulo
(1989); Balé da Cidade de São Paulo (de 1990 a 1996); Altenburg-Gera Theater
GmbH, em Gera/Alemanha (1996 a 2000); e Schleswig-Holsteinisches Landestheater,
em Flensburg/Alemanha (2000 a 2004). Vasta experiência como bailarina,
professora/educadora, coreógrafa, coordenadora de dança e intérprete/tradutora,
desenvolveu o 'ANATOMYBALLET' - uma abordagem que é fundamentada na anatomia e
na mecânica do movimento. Atualmente, é diretora do Das Los Grupo de Dança e
também ministra aulas de ballet clássico no ITEGO em Artes Basileu França, Cia
Aycha de Artes, World Company Group e Academia Yoshida, em Goiânia.
MARCHINA
(Especialidades: Sapateado Americano e Sapateado Irlandês)
Licenciada em Educação Física pela
Universidade de São Paulo (1975), com Pós Graduação em Técnica Desportiva em
Basquetebol. Realizou Curso de Extensão Universitária em Personal Training e
Musculação. Filiada ao Conselho Regional de Educação Física e no Sindicato dos
Artistas como Artista Dançarina. Especializou-se em Dança na Duke University,
em Durhan, Carolina do Norte. Realizou cursos de Especialização em Sapateado
Americano nos Estados Unidos com diversos profissionais de renome, como Mr.
Stanley Kahn, Bob Audy, Leslie Lockery, Judy Ann Bassing, entre outros. Em 1987
lança no mercado a apostila ‘Nomenclatura do Sapateado Americano’ de sua
autoria. Professora, Coreógrafa e Bailarina Sapateadora, criou seu próprio
Método de ensino de Sapateado Americano em 1988, profissão que a consagrou no
âmbito artístico, não apenas no Brasil, mas também na Europa e Estados Unidos.
Sua metodologia foi divulgada em diversas cidades por onde passou, no Brasil e
no exterior. Participou do 1º Tap Dance Teachers Institute, no Colorado,
Estados Unidos, se tornando membro em 1998. No 1º Congresso Dança Educação
Física realizado em São Paulo, apresentou o tema de sua autoria ‘Coordenação e
Ritmo no Sapateado Americano’. Por vários anos foi professora convidada para a
realização de Palestra/Aula de Sapateado, para os alunos de graduação e do
curso técnico da Faculdade de Educação Física de Guarulhos. É constantemente
convidada a participar de convenções, palestras, aulas e oficinas de dança e
também como jurada, em eventos e festivais de renome internacional,
destacando-se o Festival Internacional de Dança de Joinville. Fundadora,
diretora, coreógrafa e sapateadora da primeira Companhia de Sapateado Americano
do Brasil, o BRASIL TAP DANCE, ativo de 1978 a 1990. Em 1990, forma um novo
grupo, a Cia MMWING, e em 1999, a Companhia MARCHINA ON TAP. Atualmente é
diretora, coreógrafa e sapateadora da CIA. MARCHINA TRADICIONAL TAP. Professora
em diversas escolas em São Paulo, tais como Ballet Stagium, Cisne Negro, Ruth
Rachou, e tantos outros, além da escola de Teatro Celia Helena. Professora
homenageada no TAP IN RIO 2014, no Rio de Janeiro, e no Espaço Cultural
Eldorado em 1987, por ocasião do Dia Internacional do Sapateado. Entre as
diversas entrevistas e programas de TV que participou, destacam-se o
documentário sobre a dança no programa INDÚSTRIA CULTURAL, na TV Cultura de TV.
Também escreveu para a Revista DANÇA & CIA na coluna Cantinho do Sapateado
por diversos anos. Teve diversas coreografias premiadas em festivais no Brasil
e também na Itália e Suíça. Atualmente leciona em São Paulo, Capital, no STUDIO
DE SAPATEADO DA CIA MARCHINA, na SOCIEDADE HARMONIA DE TÊNIS e no EDAP, além de
realizar cursos para professores do ‘método Marchina’ por todo o país. Realiza
e é examinadora do Curso de Metodologia (Worktap Teacher), que tem como
finalidade preparar professores de sapateado americano e licenciá-los para a
utilização do ‘método Marchina’. Ao longo de seus 40 anos de profissão,
ministrou aulas para centenas de alunos, muitos reconhecidos no meio artístico,
como Tadeu Aguiar, Rodrigo Lombardi, Amanda Acosta, Raquel Barcha, Deny Bloch,
Simone Gutierrez, Lourenzo Martin, Thiago Jansen, Fred Silveira, Lorena Lobato,
entre outros. Além desses, inúmeros professores que hoje se despontam no
cenário do sapateado, foram também seus alunos, como Érica Busnello, Samuel
Faez, Fernanda Faez, Ana Raquel dos Santos, Katia Barão, Greice Kerche,
Waldomiro Pires Batista, Valéria Petroni, Alessandra Soares, Eduardo Martinz,
Flávia Scalzzo, Heloísa Bertoli, Christiane Matallo, Cyntia Chamek, Luyz Baldijão,
entre outros.
EDER CARDOSO
(Especialidades: Jazz Dance,
Musical Jazz, Danças Árabes, Danças Folclóricas, Danças Sociais e Generalista)
Atua como Bailarino, coreógrafo e
professor de dança comemorando 40 anos de carreira na dança, estando 30 anos no
exterior. Iniciou os estudos na Escola de Bailados Municipal de SP e
graduado Julliards em NY. No Brasil teve aulas com os mestres Josie
Leao,Gil Saboia, Ismael Guiser,Yoko Okada, Ricardo Ordonez, Marika Gidalli,
Clarisse Abujamra, Sonia Mota, Suzana Yamauchi, Joyce Kerman, Rose Calheiros,
Regina Dragone, Marli Tavares, Leni Dale, Jo Jo Smith, Redha Benteifour,Instan
Rabovisk entre muitos outros. Apresentou-se para sua Santidade o Papa João
Paulo II, a convite do vaticano na Basílica de São Pedro. Participou da
abertura do Fantástico na Rede Globo além de vários programas de tv no Brasil e
Exterior, e comerciais como caderneta de poupança Haspa, Guaraná Antarctica,
Lojas C&A, Supermercados Jumbo Eletro, Sorvetes Kibon, Balas Supra Sumo,
Papel Higiênico Primavera e outros. Participou como bailarino e coreografo de
várias Cias. de Dança como, Jazz Movimento direção de Breno Mascarenhas, Cia
Profissão Dançar direção Rose Calheiros e Regina Dragone, TBD Teatro Brasileiro
de Dança direção Clarisse Abujamra e Val Folli, Brazilian Folies, Plataforma 1.
No exterior atuou na Argentina, Japão, Estados Unidos, Itália, Alemanha,
Grécia, Turquia, Portugal e França. Atuou nas operas Treemonisha de Scott
Joplin, Carmem de Bizet, Rigoletto de Giuseppe Verdi, Colombo de Carlos Gomes.
No Teatro Municipal de São Paulo, atuou como professor, bailarino e coreografo,
recebeu vários prêmios: Mãos e Mentes que Brilham referente aos 35 anos de
dedicação a dança, O Homem do Ano 2009 setor artístico, dentre outros mais no
Brasil e exterior. De 2009 a 2010 comandou o Programa Dançando com Eder na TV
Mundi onde a cada programa levava com seriedade uma pauta sobre um estilo de
dança. No ano de 2011 foi convidado para atuar como bailarino sob a direção de
Dimitris Danis na Abertura do International Arts Festival em Istambul. Hoje no
Brasil e Exterior atua como professor de Jazz, como Jurado no Salto Fest Dance,
em Salto; Litoral Dance, em São Sebastião; Dança Ubatuba, em Ubatuba e no
Festival Norte de Dança, no Porto em Portugal e ainda como Coaching de dança e
Coreografo. Foi homenageado em 2016 com o Premio Mérito pelos 40 anos de
carreira dedicados à dança. Em 2017, foi convidado a fazer parte do do
Conselho Internacional de Dança (CID), da Unesco.
WELL OLIVEIRA
(Especialidades: Ballet Clássico de Repertório)
Iniciou seus estudos em dança com
Ercília Fukushigue, aos 9 anos de idade. De 2009 à 2013, participou do curso de
formação para bailarinos do método Royal Ballet, tendo Raquel Teixeira e
Guilherme Maciel como professores e diretores. Se especializou no curso complementar
em Ballet Clássico e de Repertório, com Camila Pupa, Cesar Albuquerque e Jolles
Salles. Participou de diversos cursos nas linguagens da Dança Contemporânea com
renomados profissionais da área. Ministrou aulas como Educador Social por um
projeto social da Prefeitura de São Paulo, de 2013 à 2017. Integrou, como
bailarino, ao elenco da Cia. Paulista de Dança de 2012 à 2014. Fez parte da
Cia. Circuito de Danças Clássicas 'Jolles Salles', de 2016 à 2018. E
atualmente, estuda especialização em Jazz Dance e compõe o elenco do Grupo
'Roseli Rodrigues', do Raça Centro de Artes, em São Paulo, sob direção de Jhean
Alex. Na mesma instituição, iniciou estudos em Dança Contemporânea à nível
avançado com João Pirahy; onde se mantém realizando pesquisas sobre as variadas
vertentes. Ministrou e ministra aulas de Ballet Clássico, Repertório, Pas de
Deux, Jazz Dance e Lyrical Jazz em várias escolas na capital, interior e
litoral paulista. Foi contemplado com bolsa de estudos nos Estados Unidos, no
Joffrey Ballet School e premiado como melhor Bailarino/Intérprete na Argentina
e Paraguai. Conquistou premiações de campeão e vice em sua
modalidade/categoria, nas competições internacionais. Foi jurado em Festivas de
Dança na capital, litoral e interior de São Paulo e é jurado fixo em festivais
de dança no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, nas cidades de Bambuí e Uberaba.
Como produtor, possui parcerias com eventos por estados do Brasil, e em países
como Espanha, Estados Unidos, México, Paraguai e Argentina sempre com o
objetivo de contemplar oportunidades de intercâmbio cultural à estudantes,
grupos independentes e escolas de dança de todo país. É membro do Internacional
Dance Concil CID 2020, orgão este que representa, valoriza e enaltece os
profissionais da dança em todo planeta.
JOÃO PIRAHY
(Especialidades: Dança Contemporânea)
Bailarino intérprete, professor e
coreógrafo de Dança Contemporânea e Jazz Dance. Soma em sua carreira Cias. de
Dança como Raça Cia. Dança com direção de ROSELI RODRIGUES (onde dançou por 6
anos e hoje é professor e coreógrafo de Dança Contemporânea no Raça Centro de
Artes, em São Paulo); Balé Teatro Castro Alves (sob a direção Antônio Carlos
Cardoso); Cia. Dança do Amazonas (sob a direção de Ivonice Satie); Distrito
Cia. de Dança (sob a direção de Paty Brown) e atual diretor do 'Coletivo
de Sonhos'. Participou de turnês nacionais e internacionais em países como
Argentina, Alemanha, Áustria, França, Itália, Inglaterra, Israel e Portugal.
Atualmente é diretor, professor e coreografo do 'Coletivo de Sonhos' de São
Paulo, onde desenvolve um trabalho voltado à Dança Contemporânea; pesquisa da
dramaturgia do corpo e composição coreográfica; pesquisador vídeo-dança e
também ministra o workshop 'Quando a dança encontra o Vídeo'. Prêmios e
exibições em Vídeo-danca com o trabalho 'Amores Concretos', produzido no 'Minhocão'
em São Paulo, participando de alguns festivais como Prêmio Ciudades
Reveladas (Argentina, em 2013) e com exibição nas seguintes mostras: Festival
Everybody`s Perfect 3, em Genebra; 7º For Rainbow, em Fortaleza - Brasil
(2013); 1ª. Mostra Teatro e Cinema em Movimento - Cinebus, em São Paulo -
Brasil (2014); 6º. Festival Itinerante de Videodanza - Agite y Sirva - México
(2014) e Mostra IMARP Space Petersburg/USA (2018/2019). Fez Curadoria
para IMARP Vídeo-Danca 2019. Professor de Dança Contemporânea no Raça
Centro de Artes, Ballet de Cegos e diversas escolas de dança de São Paulo.
Ministra workshops e participa de bancas avaliadoras em Festivais e Seminários
como professor convidado no Brasil e no Exterior.
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