A Banca de Avaliação da Mostra Competitiva do SALTO FEST DANCE 2024 - 21º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE DANÇAS será composta por cinco profissionais com ilibada competência e renome internacional no mundo das danças. Todos com formação em danças e muita bagagem nas mais variadas modalidades, o que permitirá uma análise precisa e incentivadora das coreografias participantes. Serão os responsáveis em avaliar e analisar cada uma das coreografias e também interagir com bailarinos e coreógrafos através de comentários e encontro presenciais. São eles:
EDER CARDOSO
(Especialidade: Jazz Dance; Musical Jazz; Danças Árabes; Folclóricas; Danças Sociais; Generalista)
Atua como bailarino,
coreógrafo e professor de dança, comemorando 50 anos de carreira na dança, 30
anos atuando no exterior. Iniciou os estudos na Escola de Bailados Municipal de São Paulo e graduado na Julliards em Nova York, EUA. No Brasil
teve aulas com os mestres Josie Leao, Gil
Saboia, Ismael Guiser, Yoko Okada, Ricardo Ordonez, Marika Gidalli , Clarisse
Abujamra, Sonia Mota, Suzana Yamauchi, Joyce Kerman, Rose Calheiros, Regina
Dragone, Marli Tavares, Leni Dale, Jo Jo Smith, Redha Benteifour e Instan Rabovisk. Apresentou-se a convite especial do Vaticano, para
sua Santidade Papa João Paulo II, na Basílica de São
Pedro, em Roma. Participou da abertura do Fantástico, ,Rede Globo além de vários
programas de TV no Brasil e no exterior. Participou como bailarino e coreógrafo
em várias Cias. de dança como, Jazz Movimento com direção de Breno Mascarenhas; Cia. Profissão Dançar, com direção Rose Calheiros e Regina Dragone;
Teatro Brasileiro de Dança com direção
Clarisse Abujamra e Val Folli e Brazilian Folies Plataforma 1. No exterior atuou na Argentina, Japão, Estados Unidos, Itália,
Alemanha, Grécia, Turquia, Portugal e
França. Recebeu vários prêmios, tais como: Mãos e Mentes que Brilham, 35 anos de dedicação a dança; O Homem do Ano 2009 setor artístico. Em
2011, sob a direção de Dimitris Danis,
atuou como bailarino na abertura do International
Arts Festival em Istambul. Hoje no Brasil e Exterior atua como professor de
Jazz e como Jurado: no Salto Fest Dance,
em Salto; Litoral Dance, em São
Sebastião; Dança Ubatuba, em Ubatuba
e no Festival Norte de Dança, no Porto, em Portugal e contratado como diretor Artístico da You
Love Dance Escola de Formação de Artistas, em Braga, Portugal. Foi homenageado em 2016, com o Premio Mérito, pelos 40 anos de
carreira na dança e em 2018 foi convidado a fazer parte do CID Conselho Internacional de Dança da Unesco em Paris.
ADRIANA BARANAUSKAS SOLAZZO
(Especialidade: Clássico de Repertório; Clássico Livre; Neoclássico; Moderno)
Bailarina, professora, coreógrafa, é também diretora artística da Cia. EBAS e do Estúdio de Ballet Adriana Solazzo. Ministra aulas de Ballet Clássico e Neoclássico há mais de 35 anos. Atuou como bailarina profissional em grupos de dança Clássica, dança Moderna e Neoclássico, com variadas premiações. Convidada pela Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto para dirigir a Cia. Filhas da Terra que homenageou o centenário de Candido Portinari com coreografias de sua autoria. Ministra cursos e workshop por vários estados, e títulos e premiações incluindo no Festival de Joinville, Araxá, Itajubá com Cia. EBAS onde é diretora..
Diretor, coreógrafo,
dançarino, arte educador, produtor cultural e palestrante. Praticante das
danças urbanas desde 1988, graduado em pedagogia, administração, pós graduado
em Neuropsicopedagogia em Educação Especial e
Inclusiva e cursando a pós-graduação em Educação Física e
Psicomotricidade. Ex- integrante do Grupo Santista Dança de Rua do
Brasil, onde ficou por 5 anos . Diretor, coreógrafo e dançarino da Cia.
Dança de Rua de Ribeirão Preto (atual Cia. de Dança Alexandre
Snoop), com a qual conquistou inúmeras premiações, entre essas o
tricampeonato no Festival de Dança de Joinville (do qual é jurado
desde o ano de 2008) e bicampeonato no Passo de Artes. Na mídia
televisiva foi vencedor no quadro Se vira nos 30, da Rede
Globo e finalista do Qual é o Seu talento?, do SBT.
Como produtor cultural, realizou espetáculo e performances no Brasil e exterior
; dentre os quais, Argentina, Paraguai, Minas Gerais , Ribeirão Preto e Santos,
sempre através de Leis de incentivo à Cultura (ProAC , Rouanet , Aldir Blanc e
Paulo Gustavo) e pelo Circuito Cultural Paulista e SESC's.
Pesquisador e arte educador da dança inclusiva desde 1999. Atualmente ministra
palestra e capacitação motivacional e educacional sobre a importância dos Mediadores
do Conhecimento (nas mais variadas áreas culturais, de educação
e assistência social). Protagonista do filme educacional Literalmente
Especiais, que aborda a importância da dança para Pessoas com
Deficiência. Em 2022, lançou mundialmente a sua biografia Dança
é Arte, Dança é Paixão de autoria do seu irmão escritor, produtor
cultural, coreógrafo, arte educador e dançarino André Miranda de
Oliveira, no qual aborda de maneira sucinta e poética, vivências do
mediador Snoop juntamente a sua Cia. Dança de Ribeirão
Preto durante 20 anos de existência e ainda na ativa.
VINÍCIUS FERREIRA
(Especialidade: Dança Contemporânea, Estilo Livre e Dança Afro)
Professor e produtor cultural. Iniciou sua formação prática em dança em 2001, na Faces Ocultas Cia. de Dança, com Arilton Assunção. Estudou em Vancouver Canada, onde residiu por 1 ano e integrou a Cia. Science Friction com direção de Farly Johanson e Shanon Moreno. Posteriormente realizou turnê pela Alemanha, retornando ao Brasil integrou o elenco da Cia. de Danças de Diadema, com direção de Ana Botosso. Atualmente é bailarino e produtor da Faces Ocultas Cia. de Dança e também ministra aulas de dança contemporânea e Floor Technique and Flow em academias do interior paulista. Bacharel em Administração, foi coordenador da Casa da Cultura da Estância Turística de Salto e posteriormente Coordenador de Eventos da Secretaria Municipal da Cultura. É Produtor geral do Curso de Férias Internacional de Dança, também faz a supervisão geral dos projetos desenvolvidos pela Associação Faces Ocultas. Premiado no Proac Editais e Proac Lab - 2020, 2021 e 2023 tem em seu currículo um total de 18 projetos executados. Atualmente preside o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Salto.
__________________
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
O SALTO FEST DANCE - 21º ENCONTRO LATINO AMERICANO DE DANÇAS não terá noites específicas
para cada modalidade e/ou categoria. Como a Banca de Jurados é composta por especialistas
escolhidos dentro de um critério específico e ainda será único para as quatro noites de Mostra
Competitiva, a apresentação das coreografias será um mix de modalidades e categorias.
O festival
ainda apresenta um diferencial de avaliação para cada coreografia, baseado em especialidades e
pesos distintos para cada modalidade, a partir de cada nota emitida pelos jurados. Um software
analisa as notas e aplica pesos específicos pré-determinados sem nenhuma ingerência externa,
classificando dessa forma a coreografia, em conformidade com a modalidade e categoria, tornando
assim a Mostra Competitiva mais dinâmica e agradável. Os quesitos são:
ORGANIZAÇÃO COREOGRÁFICA & CRIATIVIDADE - (Peso 2): Beleza corporal, visão, precisão,
coordenação, flexibilidade, tenacidade, imaginação, criatividade e expressão será o foco
avaliado deste item.
TÉCNICA & EXPRESSÃO CORPORAL - (Peso 4): Avalia a forma técnica de se executar
movimentos, facilitando a expressão corporal e o desenvolvimento coreográfico.
INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA & HARMONIA - (Peso 3): Analisa a composição de formas e
posições dentro de uma coreografia, avaliando o relacionamento do bailarino com a sua
dança e seu poder de comunicação com o público.
FIGURINO - (Peso 1): O figurino é extremamente importante na composição coreográfica das
danças. Cada gênero de dança pede um figurino adequado a ele. Esse quesito vai avaliar se o
figurino é compatível com a dança apresentada.
PONTUALIDADE E BOM COMPORTAMENTO - (Peso 2): Este quesito será analisado pelo
conjunto de ações de um grupo ou de um bailarino em relação às normas do festival. A princípio, todas as coreografias são computadas inicialmente com a nota máxima (10,0 -
dez), mas é necessário ressaltar que atitudes e ações de cada escola, grupo, cia. de dança
e/ou bailarino nos camarins, no palco e no foyer do teatro podem influenciar na nota final
deste quesito. O quesito PONTUALIDADE determina que cada grupo e/ou bailarino terá 10 segundos
para entrar e se posicionar no palco e 10 segundos para sair. Nesse quesito,
AS COREOGRAFIAS SÃO PREVIAMENTE COMPUTADAS COM A NOTA MÁXIMA (10,0 - DEZ),
mas é necessário PONTUAR que o palco deverá estar limpo ao final de cada coreografia.
Dessa forma, os bailarinos devem ficar atentos, principalmente aos desprendimentos e
solturas de adereços ou partes desses usados nas vestimentas. Isso poderá eventualmente
sujar o palco, a Mostra Competitiva será interrompida e o palco limpo por nossa equipe de
limpeza. Se isso vier a ocorrer, a coreografia anteriormente apresentada será penalizada -
PARA CADA 15 SEGUNDOS DE ATRASO, subtrai-se 0,5 (MEIO PONTO) DA NOTA MÁXIMA
anteriormente fixada no quesito PONTUALIDADE.
NOTA TÉCNICA: Será a média das notas da banca de jurados levando-se em conta os
pesos acima descritos.
NOTA FINAL: Além dos quesitos acima descritos, existe ainda um peso diferenciado
para cada jurado em sua especialidade. EXEMPLIFICANDO: quando uma coreografia de
ballet clássico for analisada, a nota do jurado especialista em ballet clássico terá um
peso maior (peso 3,0) sobre as notas dos demais jurados. Isso é feito
automaticamente pelo software desenvolvido pela organização do festival. Quando
uma coreografia não tiver especialistas na banca de jurados (isso pode acontecer),
ainda assim haverá um jurado determinado pela organização como GENERALISTA -
aquele que tem especialização técnica e experiência em várias modalidades - para
avaliar essa coreografia. Como todos os jurados possuem formação superior em
danças, a avaliação das coreografias ficará isenta de protecionismos e com uma
análise justa, honesta e imparcial.
DETALHE IMPORTANTE: Uma vez a nota lançada no sistema informatizado, ninguém saberá
antecipadamente quais foram os vencedores - nem jurados nem a própria Curadoria - uma
vez que a listagem de notas é impressa somente após a apresentação da cia. de dança
convidada na Gala & premiação.