Regulamento

OBJETIVO
Aproximar coreógrafos, dançarinos, bailarinos, criadores, pesquisadores, acadêmicos, fazedores, pensadores, estudantes e provocadores culturais dispostos a dialogar, analisar, aprender, trocar, ver, ouvir e perceber. Assim, estimular e valorizar as danças através de exibições e confraternização entre bailarinos, dançarinos, coreógrafos, cias. e grupos de dança, oferecer    à eles a oportunidade de exibir suas danças, ter seus momentos e realizarem seus espetáculos assim como incentivar cada vez mais a troca de experiências entre antigos e  novos talentos e manter vivo um notável espaço para expressar sua arte. Essa é a missão principal do festival.

REGULAMENTO

AS MODALIDADES
O Salto Salto Fest Dance 2017 - 15º Encontro Latino Americano de Danças receberá trabalhos coreográficos das seguintes MODALIDADES

1) CLÁSSICO DE REPERTÓRIO - total fidelidade à obra.
2) CLÁSSICO LIVRE - coreografias criadas e/ou remontadas que não pertençam à modalidade repertório.
3) MODERNO E/OU NEOCLÁSSICO - que adotem técnicas das escolas modernas, neoclássicas e seus pioneiros.
4) CONTEMPORÂNEO - todas as formas de dança que adotem conceitos da    pós-modernidade.
5) LIVRE - que englobem vários estilos e não se enquadrem em nenhuma modalidade.
6) JAZZ DANCE - estruturadas na técnica jazz dance.
7) MUSICAL JAZZ - dança e técnica baseada nos musicais da Broadway.
8) SAPATEADO AMERICANO - esbanjando ritmos sincopados e movimentos com o corpo todo, moldando-a para o estilo próprio de cada executor.
9) SAPATEADO IRLANDÊS - forma irlandesa de sapateado - também chamada de Irish Tap Dance - cuja técnica concentra-se apenas nos pés.
10) STREET DANCE - originária dos movimentos de rua, variantes do break, funk e hip-hop.
11) GOSPEL - valores bíblicos direcionam o figurino, os temas coreografados e/ou até a forma de dançar. Só é julgada em separado.
12) DANÇAS ÁRABES - técnicas específicas de dança dos países Árabes.
13) DANÇAS SOCIAIS - fundamentada nos estilos e técnicas das danças de salão.
14) FLAMENCO - dança cujas origens são associadas principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, um dos símbolos mais tradicionais da cultura espanhola.
15) FOLCLÓRICAS - caracterizadas por um conjunto de danças sociais, peculiares de cada país e/ou estado brasileiro e originárias de antigos rituais mágicos e/ou religiosos.

AS CATEGORIAS 
O enquadramento em cada CATEGORIA será pela MÉDIA DA IDADE DE SEUS COMPONENTES, sendo elas: BABY CLASS: de 4 a 6 anos e 11 meses; INFANTIL: de 7 a 11 anos e 11 meses; JUVENIL: de 12 a 17 anos e 11 meses; ADULTO: de 18 a 50 anos e 11 meses; SÊNIOR: acima de 51 anos e MOSTRA: Livre para todas as idades. A idade para referência será a que o bailarino(a) tiver na data de sua apresentação. ATENÇÃO: Solos, Duos, Pas de Deux, Gran Pas de Deux, Pas de Trois e Trios devem ser inscritos separadamente por categoria (por exemplo: Tipo: Solo + Categoria; Tipo: Duo + Categoria, Tipo Trio + Categoria, Tipo Pas de Deux + categoria, etc.) e também serão analisados separadamente pela banca de jurados, mas não haverá distinção entre masculinos e femininos. Os dançarinos e bailarinos participantes só poderão serem inscritos em até 07 (sete) grupos e/ou conjuntos; 05 (cinco) trios; 04 (quatro) duos; 03 (três) solos - masculino e/ou feminino -, 02 (dois) Gran Pas de Deux e 03 (três) Pas de Deux. ISSO SERÁ VÁLIDO PARA TODAS AS CATEGORIAS. 

TEMPO MÁXIMO DE DURAÇÃO DAS COREOGRAFIAS
Solo de Repertório: até 3 min / Solo Livre: até 3 min / Duos: até 4 min / Trios: até 4 min / Pas de Deux Livre: até 4 min / Pas de Trois: 4 min / Pas de Deux Repertório: até 10 min / Cias. Grupos e Conjuntos: até 7 min. OBSERVAÇÃO: O partner acompanhante necessariamente deve atuar como coadjuvante; ou seja, NÃO CONCORRE E NEM SERÁ AVALIADO NA MOSTRA COMPETITIVA. Ele poderá participar em categorias diferentes da sua idade, acompanhando um ou mais concorrentes do mesmo grupo ou escola em categorias diferentes, mas não poderá acompanhar concorrentes de outros grupos ou escolas. 

AS INSCRIÇÕES
As inscrições somente serão aceitas se feitas via site oficial - www.saltodance.com - com o preenchimento online e completo da ficha de inscrição. Para se inscrever é necessário observar os seguintes tópicos:
O 1º Lote de inscrições termina quando for atingido o número de 90 coreografias inscritas, ou até a data limite (com até 40% de desconto no valor da inscrição) e o recolhimento das taxas de inscrição até 48h após a data limite. O 2º Lote de inscrições termina quando for atingido o número de 160 coreografias inscritas, ou até a data limite (com até 28% de desconto no valor da inscrição) e o recolhimento das taxas de inscrição até 48h após a data limite. O 3º Lote de inscrições termina quando for atingido o número de 240 coreografias inscritas, ou até a data limite (com até 13% de desconto no valor da inscrição) e o recolhimento das taxas de inscrição até 48h após a data limite.  O 4º Lote de inscrições termina quando for atingido o número de 320 coreografias inscritas, ou até a data limite (com até 12% de desconto no valor da inscrição) e o recolhimento das taxas de inscrição até 48h após a data limite. 
 ATENÇÃO: O recolhimento de taxas de inscrição deve acontecer EM ATÉ 48 HORAS após o envio online da ficha de inscrição e a inscrição só será validada após o recebimento do comprovante de depósito bancário via e-mail - confirme@saltodance.com -, em imagem ou via SMS.

NÃO HAVERÁ, EM NENHUMA HIPÓTESE, O ACEITE DE INSCRIÇÕES QUE NÃO SEJAM FEITAS DIRETAMENTE PELO SITE OFICIAL

TAXAS DE INSCRIÇÃO
Confira os custos de cada fase nas imagens abaixo:

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1.) Os valores referentes às inscrições deverão ser depositados  no BANCO ITAÚagência 0164conta corrente 17781-8em favor de CLAUDINEI JOSÉ BRABO. Em caso de transferência eletrônica, o CPF é 605.552.468-68. 
2.) Se caso houver desistência após a inscrição efetuada, os valores referentes às taxas não serão devolvidos, mas podem ser objeto de pagamento de outra coreografia de igual ou menor número de participantes.
3.) Caso o depósito não for efetuado dentro do prazo limite, ele automaticamente será reajustado pelo sistema informatizado gestor do festival, passando dessa forma a valer os novos valores em conformidade com o lote subsequente.
4.) No caso de isenção relativa a créditos de prêmios anteriores no Salto Fest Dance, os valores para efeito de inscrição serão correspondentes aos do 4º lote.
5.) Se necessário for, o grupo, cia e/ou bailarino participante da Mostra Competitiva deverá pagar uma taxa referente ao ECAD, que será recolhida no local do evento. 
6.) Os comprovantes de depósitos (imagem e ou foto) devem ser enviados para o e-mail confirme@saltodance.com ou em imagem via SMS.

RECONHECIMENTO DE PALCO
Cada grupo participante receberá a grade de reconhecimento de palco e o cronograma de ensaios no dia 10 de agosto de 2018. O reconhecimento de palco - marcação e ensaios - vai ocorrer das 10h às 16h30, nas tardes em que antecedem as noites da Mostra Competitiva, segundo cronograma estipulado pela curadoria do evento no palco. O tempo previsto será a soma dos tempos das músicas das coreografias de cada grupo, acrescidos de 2 minutos para entrada e saída de palco. Não será permitido reconhecimento de palco fora do cronograma definido pela curadoria do evento. Após o reconhecimento de palco, o responsável pelo grupo deverá conferir a edição da música de cada coreografia com o técnico sonoplasta responsável pela sonorização assim como combinar detalhes da iluminação cênica do evento com o técnico iluminador responsável.

AS APRESENTAÇÕES
Cada grupo participante receberá até 10 de agosto de 2018 a grade de apresentação e seus respectivos horários. Os grupos e/ou cias de Dança que, porventura, tiverem mais de 15 (quinze) coreografias inscritas, necessariamente terão suas apresentações divididas em dois ou três dias, pois só será permitido um máximo de 15 (quinze) coreografias por noite de Mostra Competitiva por grupo e/ou cia. participante. O uso de cenários fixos não será permitido, nem efeitos especiais de maquinaria, fogos, água e objetos pontiagudos. A iluminação cênica terá afinação única, com cinco focos fixos, frontal, contraluz e lateral conforme croqui abaixo:



As trilhas sonoras das coreografias concorrentes, já para o reconhecimento de palco, devem ser em mídia eletrônica (Pen Drive), gravadas em MP3, MP4 e/ou outra extensão aceita pelo ambiente Windows, identificadas com o nome da coreografia, do grupo e/ou Cia. de dança.

NÚMERO MÁXIMO DE COREOGRAFIAS
Nas noites da Mostra Competitiva não haverá apresentações de grupos convidados e serão programadas até um máximo de 90 (noventa) coreografias concorrentes por noite, totalizando um máximo de 360 coreografias nas quatro noites da Mostra Competitiva.

OS JURADOS
Serão quatro (04) profissionais, com ilibada competência e formação superior ligada às danças no Brasil, todos com experiência internacional, nos seguintes estilos: Ballet Clássico / Jazz Dance / Dança Contemporânea / Danças Urbanas / Danças Sociais / Musical Jazz / Sapateado / Folclore / Danças Populares.

A METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
O Salto Fest Dance não tem noites específicas para cada modalidade. A apresentação é um mix de modalidades e categorias e como nossa banca de jurados é única em todas as noites, temos um diferencial de avaliação de cada coreografia. Tudo baseado nas especialidades e pesos distintos para cada modalidade. Tudo isso torna a noite mais dinêmica e agradável. Dessa forma, a partir da nota emitida pelos jurados, um software analisa cada uma delas adicionando pesos específicos definidos anteriormente, classificando a coreografia de acordo com sua modalidade. Os jurados, especialistas escolhidos com muito critério, irão avaliar cada coreografia nos seguintes quesitos:

ORGANIZAÇÃO COREOGRÁFICA & CRIATIVIDADE - (Peso 1):
A beleza corporal, visão, precisão, coordenação, flexibilidade, tenacidade, imaginação, criatividade e expressão será o foco avaliado deste item. 
TÉCNICA - (Peso 3):
Avalia a forma técnica de se executar movimentos, facilitando a expressão corporal e o desenvolvimento coreográfico.
INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA & HARMONIA - (Peso 3):
Analisa a composição de formas e posições dentro de uma coreografia, avaliando o relacionamento do bailarino com a sua dança e seu poder de comunicação com o público.
FIGURINO - (Peso 2):
O figurino é extremamente importante na composição coreográfica das danças. Cada gênero de dança pede um figurino adequado a ele. Esse quesito vai avaliar se o figurino é compatível com a dança apresentada.
PONTUALIDADE - (Peso 1):
O quesito pontualidade diz que cada grupo e/ou bailarino terá 10 segundos para entrar e se posicionar no palco e 10 segundos para sair. Esse procedimento já foi aplicado nas últimas seis edições do Salto Fest Dance e funciona perfeitamente bem. Em princípio todas as coreografias são computadas com a nota máxima (10,0 - dez), mas vale a pena ressaltar que o palco deve estar limpo ao final de cada coreografia. 

Dessa forma, grupos e cias. participantes devem ficar atentos principalmente aos desprendimentos e solturas de adereços ou partes deles usados. Isso poderá eventualmente sujar o palco e com isso, prejudicar a pontuação. 
Caso isso venha a ocorrer, a Mostra Competitiva Final é interrompida, o palco limpo e o grupo e/ou bailarino que se apresentou anteriormente, penalizado - para cada 15 segundos de atraso,  tira-se 1,0 (um) ponto da nota máxima fixada no quesito PONTUALIDADE.

Além desses quesitos, existe ainda um peso diferenciado para cada jurado em sua especialidade. Exemplificando: quando uma coreografia de ballet clássico for julgada, as notas do jurado especialista em ballet clássico terão um peso maior (peso 3,0) sobre as notas dos outros jurados. Isso é feito automaticamente pelo software desenvolvido pela curadoria do festival. E assim sendo, será adotado para cada uma das modalidades, cujos jurados fizerem parte da banca do festival. Quando uma coreografia não tiver especialistas no corpo de jurados, ainda assim haverá um jurado generalista - que tem especialização em várias modalidades - para avaliar a coreografia. Como todos os membros da banca de avaliação tem formação superior em danças, a avaliação das coreografias fica isenta de protecionismos com uma análise justa e imparcial.

Outro detalhe é que uma vez a nota lançada no sistema informatizado, ninguém saberá antecipadamente quais foram os vencedores, nem   os jurados nem a própria Curadoria, uma vez que a listagem é impressa apenas    uma hora antes o início da Noite de Gala & Premiação. Esse sistema é um diferencial de qualidade do Salto Fest Dance. 

OS COMENTÁRIOS E INTERAÇÃO COM A BANCA DE JURADOS
Os comentários escritos pelos jurados são entregues aos grupos e/ou cias. participantes, durante o intervalo (para coreografias apresentadas na 1ª parte) e no final de cada noite Mostra Competitiva. 

MUITA ATENÇÃO: Não haverá envio de comentários e planilha de notas via correio, posteriormente. As planilhas de notas serão divulgadas somente após a premiação, via comunicado por e-mail e publicada no site oficial do evento.

A PREMIAÇÃO
Na Mostra Competitiva, será adotado os seguinte critério: 1º lugar - maior média acima de 9,0. 2º lugar - média imediatamente inferior ao 1º lugar, acima de 8,0. 3º lugar - média imediatamente inferior ao 2º lugar, acima de 7,0. Se porventura houver empate na nota final, o desempate será o conjunto de notas dadas pelo jurado especialista da coreografia. A relação dos selecionados, em cada Seletiva, será divulgada logo após a apresentação de grupo e/ou cia. de dança convidado, na última noite de cada uma das seletivas. Na Noite de Gala & Premiação do festival, a premiação é única e divulgada somente no dia específico para isso, após a apresentação de grupo e/ou cia. de dança convidada. Os 1ºs, 2ºs e 3ºs lugares serão premiados com troféus personalizados. 

PREMIAÇÃO ESPECIAL PRÊMIO RONEI BRABO:
Todos os participantes da Mostra Competitiva poderão ser indicados pelos jurados e concorrer às premiações especiais, sendo elas: MELHOR CONJUNTO DE OBRAS,  MELHOR BAILARINO e PRÊMIO REVELAÇÃO, que se indicados pelos jurados irão receber troféus e prêmios em dinheiro, sendo isso válido entre todas as categorias competidoras. 

MELHOR CONJUNTO DE OBRAS: R$ 3000,00 (*) 
MELHOR BAILARINO: R$ 1500,00 (*)
PRÊMIO REVELAÇÃO: R$ 1000,00 (*)
(*) Os prêmios em dinheiro serão pagos pela comissão de organização, da seguinte forma: 50% em dinheiro no prazo de até 120 (cento e vinte) dias após a noite de premiação, através de depósito bancário informado pelos ganhadores e 50% em créditos para inscrições futuras em qualquer festival de dança produzido pela Bravo Cultura & Eventos. Se acaso houver empate em alguns dos prêmios especiais,, ele será igualmente dividido pelos vencedores.

ATENÇÃO: Não será feito o envio posterior de troféus, comentários e/ou certificados. Dessa forma, OS CONCORRENTES DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE ESTAR PRESENTES NA NOITE DE GALA & PREMIAÇÃO. No caso da premiação em dinheiro, se porventura os ganhadores não estiverem presentes ou representados, o valor será destinado à uma instituição social e assistencial da cidade já escolhida antecipadamente. 

WORKSHOP’S
Na Mostra Competitiva serão ministrados 09 (nove) workshops (cursos rápidos) aos participantes do festival, com duração de 1h30 para cada um e vagas limitadas a 50 participantes por workshop. Os participantes da Mostra Competitiva estarão isentos de taxas de inscrição para os workshops. Os não inscritos na Mostra Competitiva pagam taxa de R$ 50 reais por workshop. O pagamento deverá ser feito diretamente ao coordenador dos cursos, no local onde eles acontecem e as inscrições serão consideradas por ordem cronológica, atingindo as vagas serão consideradas esgotadas. Público estimado: 200 alunos. Modalidades: Ballet Clássico, Hip Hop Dance, Contemporâneo e Jazz Dance. 

OS INGRESSOS E SEU LADO SOCIAL
Os ingressos para a Mostra Competitiva do Salto Fest Dance 2018 - 16º Encontro Latino Americano de Danças custarão R$ 60 reais (inteira) e R$ 30 reais (meia entrada), com a promoção especial de todos pagarem MEIA-ENTRADA, se comprados antecipadamente. Parte dos ingressos de cada noite de Mostra Competitiva serão distribuídos gratuitamente aos alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino e parte do valor arrecadado nas bilheterias será destinado à compra de Leites Longa Vida para doação às entidades sociais e assistenciais da cidade. Bailarinos e dançarinos, nas noites de suas apresentações na Mostra Competitiva, e devidamente munidos de crachá e pulseira específica não pagam ingressos, mas só terão acesso à platéia se houver lugares diponíveis. Para tanto, serão bloqueados parte dos lugares da platéia, para cada noite de Mostra Competitiva. Na Noite de Abertura, os ingressos terão o custo de R$ 70 reais (inteira) e R$ 35 reais (meia entrada) e R$ 40 reais se comprados antecipadamente. ATENÇÃO: NA NOITE DE GALA E PREMIAÇÃO NÃO HAVERÁ COBRANÇA DE INGRESSOS, MAS ELES DEVERÃO SER RETIRADOS ATÉ O DIA ANTERIOR NA BILHETERIA DO TEATRO. UMA  VEZ ESGOTADOS - 450 INGRESSOS - A DISTRIBUIÇÃO SERÁ INTERROMPIDA. Programem-se então para isso!

O ALOJAMENTO
Tanto nas Seletivas quanto na Mostra Competitiva Final será oferecido alojamento simples com banho aos grupos e cias., que optarem em ficar nas cidades onde acontecem o festival. Ele será em uma escola infantil privada, municipal e/ou estadual. 

Estância Turística de Salto, novembro de 2017
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 A CURADORIA E COORDENAÇÃO TÉCNICA
A Curadoria do Salto Fest Dance 2018 - 16º Encontro Latino Americano de Danças fica a cargo de Claudiney Bravo. Dúvidas podem ser sanadas pelo celular/whattsApp 11 95795.4545 (Tim), pelo facebook (Claudiney Bravo) ou pelo e-mail cjb@saltodance.com.